Solidariedade na comemoração de aniversário do Instituto das RSCM – Projeto Vida Pe. Gailhac – São Sebastião/DF

Para comemorar o aniversário de 172 anos de fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM) no Brasil, o Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião, inspirado pela espiritualidade, Carisma e missão do Pe. Gailhac que as irmãs carregam – “Para que todos tenham vida”, desenvolveu uma atividade sociopedagógica como um gesto de solidariedade, amor, carinho e esperança para os idosos de uma casa de acolhimento em Brasília.

Essa ação aconteceu entre os meses de fevereiro e março, sendo finalizada em abril. O Objetivo foi homenagear as Irmãs do Instituto, realizando uma atividade inspirada em seus ensinamentos e incentivando a solidariedade e o compromisso social dos (as) beneficiados (as) com o próximo.

O Lar dos Velhinhos Maria Madalena é um espaço filantrópico, mantido pelo Estado, que atualmente atende 85 idosos de ambos os sexos, de baixa renda. Alguns já sem familiares, como também aqueles que têm parentes, mas devido às limitações de saúde e financeira, os cuidados aos mesmos ficam reduzidos.

No espaço de convivência, os idosos, além de serem diariamente acompanhados por profissionais especializados, também participam de passeios, oficinas de culinária, bingo, arte terapia e quis. No entanto, com a situação da pandemia, algumas atividades deixaram de ser realizadas e as visitas se tornaram menos frequentes e sem contato físico.

Visando levar carinho e esperança a esse público especial, as crianças e os adolescentes escreveram e incrementaram cartinhas personalizadas com mensagem de positividade para os(as) idosos (as). Depois do aguardo do período necessário de segurança contra a Covid-19, as cartinhas foram entregues na casa de acolhimento pela Equipe Técnica aos destinatários (as). A ação contribuiu somando mais um momento de alegria, carinho e cuidado aos (às) acolhidos (as) deste espaço de convivência.

Parabenizamos as Irmãs do IRSCM e agradecemos pelo legado de compaixão com o próximo e por nos ensinar que não existe maior felicidade do que saber que afetou, positivamente, a vida de alguém.

Vânia Fonseca – Educadora Social

Lidiane Jácome – Coordenadora de Projeto Social