Tempo da Criação: parar… refletir … e agir! – Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

Iluminados pela nossa querida Ir. Rosinha que nos impulsionou por meio do roteiro para a Oração Diária “Viver o Tempo da Criação” a parar… Se deixar “tocar” pela questão da ECOLOGIA INTEGRAL e a ter CUIDADO COM A VIDA AMEAÇADA! PARA QUE TODOS TENHAM VIDA! O Projeto Vida realizou dois momentos, neste mês de setembro, como gestos concretos da motivação.

O SOR-BH promoveu o momento online com a equipe para refletirmos sobre “A cultura do amor frente à cultura do ódio”. Para iluminar a reflexão, foi exposto o significado etimológico da palavra cultura “processo ou efeito de cultivar”. Ou seja, cultivar é fazer germinar… crescer. E, infelizmente, atualmente presenciamos o processo de cultivo do ódio, da intolerância e do desrespeito, com frequência. Diante da naturalização desta realidade, somos convocados a propagar o AMOR. E só combateremos o ódio com amor, por meio das boas ações e da  abertura ao diálogo. Para isto é urgente e necessário agir… Como diz nosso querido Pe. Gailhac, “O amor não conhece obstáculos, corre, voa”.

E para fomentar a germinação da esperança, da vida e das sementes, nós, equipe do Projeto Vida, em parceria com o Núcleo do Capão e demais parceiros, realizamos no dia 25 de setembro o “Dia de Mobilização na Área do Parque do Capão”. Esta ação teve por objetivo sensibilizar e divulgar a implementação da horta comunitária no sistema de agrofloresta, a importância do cuidado com o Parque do Capão para preservação das nascentes que jorram vida diariamente.

Nilmara Santos – pedagoga social

Simone Afonso – coordenadora de projeto social

Roseli Correia – coordenadora do Núcleo do Capão