Uma linda ação solidária em prol do Projeto Mães da Favela – Projeto Vida Padre Gailhac/Serra-ES

O Projeto Vida e o CSCM de Vitória se articularam para fortalecer e colaborar com uma ação comunitária do bairro de Jardim Carapina, onde está localizada a Unidade Socioassistencial.

A iniciativa teve como objetivo e como perspectiva valorizar e incentivar a economia solidária do território, bem como proteger o meio ambiente do descarte incorreto de certos materiais, arrecadando óleo de cozinha já utilizado.

Somente na primeira ação, mobilizada junto ao grupo de jovens do Colégio e a Comunidade Escolar, por meio da coordenadora do SOR, Andrea Martins, arrecadamos aproximadamente 60 litros de óleo de cozinha que serão destinados à fabricação de sabão.

O óleo foi direcionado ao Projeto Mães de Favela / CUFA- Central Única das Favelas, que é articulado localmente por moradores/as da comunidade e que conta também com a participação de uma família atendida por nossa Unidade. Acreditamos que fortalecer ações comunitárias é um importante compromisso social, que pode impactar diretamente a vida dos moradores e estimular que mais pessoas possam tomar iniciativas colaborativas de transformação.

O Projeto Mães de Favela, em parceria com a CUFA, tem desenvolvido diversas ações na comunidade, como: oficinas de fabricação de sabão líquido, pastoso e em barra, tudo à base de óleo de cozinha reutilizado. Por meio de ações como esta, o projeto pretende, além de estimular o consumo consciente e a adoção de práticas sustentáveis, compartilhar o conhecimento, contribuindo assim para geração de renda das famílias da comunidade. O sabão produzido é distribuído para famílias vulneráveis cadastradas, ou comercializado para a aquisição de outros itens como cestas básicas, gás de cozinha, kits de higiene, dentre outros produtos para doação.

Fazemos lembrança aqui da Economia de Francisco e Clara, proposta pelo Papa Francisco em março deste ano, que traz a sustentabilidade e o altruísmo entre seus pilares, na esperança de uma transformação global.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.