Comemoração do Dia das Crianças com passeio cultural – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Projeto Vida realizou com seus beneficiados um passeio pedagógico, no dia 26 de outubro. O destino foi o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Lá, as crianças e os adolescentes participaram de um piquenique e apreciaram duas exposições. As exposições visitadas foram sobre o Movimento Armorial 50 anos e a outra sobre o cartunista e desenhista Ziraldo, Mundo Zira – Ziraldo Interativo.

A atividade foi pensada para proporcionar diversão e vivência cultural, que pudesse contribuir para formação de memórias, sentimento de pertença e para a valorização de identidades, tradições e manifestações, de modo a proporcionar maior respeito à diversidade.

O CCBB é um espaço público, que conta com amplos espaços de convivência, café, restaurante, galerias, sala de cinema, teatro, salas multiuso, jardins e uma praça central para eventos abertos, onde são realizados shows, espetáculos, performances e piqueniques.

No primeiro momento, realizou-se um piquenique com os beneficiados. Logo depois, todos puderam explorar um pouco do ambiente externo. Dando continuidade à programação, os beneficiados assistiram a uma apresentação sobre o Órgão. Logo em seguida, todos foram conduzidos para a exposição “Movimento Armorial 50 anos”, onde puderam conhecer um pouco da biografia e obras do escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna.

Na sequência, participaram da exposição interativa do Ziraldo. O cenário é composto de grandes painéis projetados, com personagens e grafismos do artista, que permitem aos participantes interagir com auxílio de tecnologias, que possibilitam colorir, montar personagens, escolher falas e se movimentar seguindo sons.

Além de se divertir, os beneficiados se encantaram com as novidades e muitos disseram que iriam pedir à família para visitar novamente o espaço. Algumas famílias também enviaram mensagens, agradecendo pela oportunidade de seus filhos terem essa vivência tão significativa, a qual, pela falta de tempo e de condições financeiras, elas não podem proporcionar.

Acredita-se que ações como esta são fundamentais, para possibilitar a ampliação do universo informacional e artístico das crianças e  dos adolescentes, bem como proporcionar vivências que jamais serão esquecidas.

Vânia Rodrigues – Educadora Social 

Françoise Brito – Assistente Social