Dia Internacional da Menina – nos encontros dos Grupos de Vivência – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Celebramos o “Dia Internacional da Menina” com todas as crianças e os adolescentes, uma vez que o objetivo da data é chamar a atenção para os Direitos das Meninas e Jovens de todo o mundo.

Uma boa reflexão sobre o tema foi trazida para a roda de conversa, para que todos conhecessem e reconhecessem a importância da luta por igualdade de gênero, desde a infância, e tenham consciência dos seus direitos, com garantias de um futuro melhor.

A ONU defende que as adolescentes precisam ser empoderadas enquanto estão amadurecendo; investir no potencial delas, como uma importante força para a igualdade de gênero. A partir disso, trazemos para a realidade de nossas meninas, que precisam estar cientes de seus direitos e que possam usufruir deles com igualdade, superando os grandes obstáculos da luta contra a misoginia e machismos, ainda existentes, em constante lutas para garantir que meninas e adolescentes em todo o mundo possam levar uma vida segura, saudável, educada e empoderada.

E, para ilustrar o momento, todos puderam conhecer a história de uma menina muito corajosa, Malala Yousafzai que, aos 14 anos, foi baleada na cabeça por um grupo de extremistas que são contra a educação de meninas paquistanesas. O Dia da Menina é para ser comemorado? Sim, pelas conquistas e direitos, e ir em busca de muitos outros, além de fazer uma reflexão sobre tantas meninas, que têm os mesmos sonhos e vivem em realidades diferentes.

Sheila Duriguetto – Educadora Social