“Crescer sem Violência – Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

O mês de maio é marcado pela campanha em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), que visa chamar a atenção da sociedade para o assunto de extrema relevância, principalmente para serviços, equipamentos e órgãos que atuam diretamente com o público alvo da campanha.

Considerando a temática, a Equipe, crianças e adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino participaram e desenvolveram diversas atividades e ações a fim de conhecer e contribuir nessa luta. Destacam as seguintes:

No dia 05 de maio a Equipe Técnica participou do 3º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

No espaço da Unidade, a campanha foi desenvolvida por meio da Oficina de “Contação de Histórias e Contos”, com o livro “Bem me quer, Mal me quer?”, a história é narrada por uma criança. O livro aborda de uma maneira muito esclarecedora a respeito do que é abuso e o que é exploração sexual, que envolva criança e ou adolescente. Dentro do grupo de Convivência, refletiu-se também, sobre os cinquenta anos do caso “Araceli Sanchez”, sendo a razão da “Campanha Faça Bonito!”.

Para elucidar melhor a temática, foi realizada ainda uma dinâmica, com auxílio de uma boneca e etiquetas, de “Curtir e Não Curtir”. Com a atividade, as crianças e os adolescentes puderam reforçar o entendimento acerca da temática desenvolvida. A dinâmica se baseia na história de uma menina, Bia e seu corpo, o que é permitido tocar e o que não pode tocar, dentro das situações, relações familiares e sociais.

O CREAS promoveu na Praça São Januário, centro de Ubá-MG, no período da manhã do dia 18 de maio, data que marca a Campanha, uma atividade lúdica direcionada às crianças e adolescentes atendidas pela Rede Educacional e Socioassistencial. As crianças e os adolescentes do turno da manhã participaram, com êxito, do evento e abrilhantaram exibindo suas florezinhas amarelas, símbolo da Campanha Faça Bonito, confeccionadas por elas durante a oficina de artes, ao longo da semana. Salienta-se que a ação chamou a atenção de quem passava por lá e a ideia era essa. Atenção com as crianças e os adolescentes! Protegê-las é dever de toda a sociedade! O evento contou com a participação dos Conselheiros Tutelares do Município e de Guardas Civis Municipais-GCM

Acredita-se que todos e todas absorveram com clareza o tema, devido à participação positiva durante as atividades, para que seja lembrado que a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é diária e constante.

Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social

Gláucia Vaz – Educadora Social