Abolição da Escravatura: contexto histórico e reflexão – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

A atividade teve por objetivo refletir com as crianças e os adolescentes sobre o processo lento e gradual, que se estendeu no Brasil, ao longo de grande parte do século XIX – a Abolição da Escravatura.

A partir das imagens expostas, foi solicitado que as crianças e adolescentes fizessem observações. Em seguida, a educadora iniciou a leitura por etapas, dando oportunidade de assimilação do tema, sendo este um momento de reconhecer o significado da Lei Áurea e as outras leis importantes para época, conhecer a história e como surgiu.

 Apesar de ter sido uns dos acontecimentos mais marcantes na história do Brasil, o fim do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888, com a assinatura da então regente do Brasil, a Princesa Isabel; mas não foi em ato de bondade, foi resultado de intensa mobilização popular, interesses políticos e sociais, muita luta e sangue derramado da população escravizada.

Dentro da roda de conversa, as crianças e adolescentes perceberam que, mesmo com a “liberdade”, os ex-escravizados continuaram sofrendo, eram marginalizados, não foram integrados à sociedade; e o racismo, como um problema grave a ser enfrentado.

Portanto, a importância da data, para reafirmar com as crianças e adolescentes os compromissos de luta por igualdade, respeito e justiça social. É fundamental aprender com a história e promover uma consciência de valorização e respeito, promovendo a diversidade e a inclusão, livres de preconceitos.

Sheila Duriguetto – Educadora Social