Notícias do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino

Grupo de Convivência

Devido a importância da água para nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter este recurso disponível, as educadoras sociais levaram para a roda de conversa imagens para as crianças e os adolescentes identificarem o uso correto da água e hábitos conscientes para evitar o desperdício. Por meio das imagens expostas, foi possível que cada um entendesse a importância da água e refletisse sobre as consequências da falta deste recurso.

Como demonstração sobre a importância de preservação da água, realizamos uma experiência com as crianças e com os adolescentes, utilizando uma jarra que representava toda a água do planeta, um copo pequeno e uma colher de sobremesa. Na frente das crianças e dos adolescentes a educadora social retirou 3 colheres de água da jarra e colocou no copo pequeno, explicando que a quantidade contida no copo equivale a parte de água que podemos utilizar, contribuindo assim, para que todos tivessem noção do uso correto do recurso.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Encontro com as Mulheres

Aconteceu na sede do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino mais um Encontro das Mulheres, para este momento o assunto escolhido pelas participantes foi “Doenças Vasculares dos Membros Inferiores”. O momento foi conduzido pela Drª Elisângela Silva Cardoso, que respondeu as dúvidas e as indagações das participantes, orientou acerca da prevenção aos riscos, que se pode ter com o aparecimento das varizes, e a importância de um tratamento adequado. Falou também sobre os possíveis fatores que levam ao aparecimento e o desenvolvimento das varizes, tais como: idade, obesidade, gravidez, anticoncepcionais, postura no trabalho e no dia a dia. Além disso, Dra Elisângela expôs sobre as medidas preventivas, possíveis cuidados e os tratamentos adequados para cada situação.

Foi um assunto de grande interesse por parte das participantes, tendo em vista que foi mais um momento de informação e conhecimento acerca da saúde.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Combate ao Bullying

Foi trabalhado com as crianças e os adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino o tema Bullying. O objetivo principal, foi conscientizar a todos acerca da importância de combater o Bullying. Durante a roda de conversa as educadoras relataram as consequências desta prática na vida daqueles que a recebem, muitas vezes as vítimas se calam por medo ou vergonha, se tornando um sofrimento diário. Falaram também, que infelizmente, o Bullying é praticado em qualquer lugar como na rua, escola, igreja, trabalho e muitas vezes, dentro da casa da vítima.

Algumas crianças e adolescentes relataram serem vítimas de Bullying e que atualmente, parece que essa pratica é uma regra na escola, sendo este o local em que estão concentradas as maiores vítimas.

Para dar continuidade ao assunto os participantes assistiram a um filme “ Um Grito de Socorro”, que retrata perfeitamente o que acontece com a vítima do Bullying, quando esta se cala diante de situações mais graves.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Envio Adolescente

Realizamos o envio do adolescente João Vitor Brum, tendo em vista que o mesmo foi desligado do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino. Durante o momento fizemos uma trajetória da história do adolescente na Instituição, ele participou das atividades desde ano de 2013. Realizamos a dinâmica de “Para quem você tira o chapéu?” e dentre os diversos relatos de João Vitor, destacaremos que ele falou de maneira positiva de tudo o que vivenciou e que a Feira JPIC foi uma das atividades mais marcantes para sua vida, pois teve a oportunidade de realizar compras para ele e seus familiares. O momento foi marcado por emoção e tristeza por parte de algumas crianças e adolescentes, uma vez que tinham muito carinho com o adolescente. No final, os amigos homenagearam João Vitor com belas palavras. Finalizando o momento a mãe de João Vitor fez um depoimento ressaltando a importância do Projeto na vida das famílias e do quanto é grata pelo aprendizado de seu filho, nas atividades realizadas no Projeto Vida Ir. Maria de Aquino.

Glaucia Vaz – Educadora Social

Panfletagem e Arrecadação de Alimentos

Durante a 18ª Missão Jovem Intercâmbio Solidário, aconteceu a campanha de arrecadação de alimentos no território em que o Projeto Vida Ir. Maria de Aquino está inserido. A campanha arrecadou donativos para o Projeto.

A ação contou com um número expressivo de alunos do Grupo Formiga, dos professores do Colégio Sagrado Coração de Maria, das crianças e dos adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino e de alguns missionários.

O retorno desta ação foi muito satisfatório, reafirmando para nós, colaboradores, a valorização do Projeto pela comunidade.

Percebemos que o momento oportunizou mais uma vez a interação e troca de experiências entre os missionários, as crianças e os adolescentes, os familiares das crianças e a comunidade de um modo geral. O empenho dos missionários, guiados pelo professor Evandro, e a motivação das crianças e dos adolescentes, resultaram em objetivo alcançado. “Façamos o bem enquanto Deus nos concede tempo para isso” (Pe Gailhac).

Glaucia Vaz – Educadora Social

Celebração da Via Sacra

Foi realizado com as crianças e os adolescentes, que frequentam o Projeto Vida Ir. Maria de Aquino, uma via sacra para refletir sobre a caminhada de Jesus.

Demos início ao momento, assistindo um vídeo sobre a proclamação da palavra e realizamos a leitura da passagem bíblica do Evangelho Segundo João – “O verbo Divino”. Inspirados nesta leitura, iniciamos a celebração da via sacra, meditando juntos, em cada estação, o caminho percorrido por Jesus. As crianças e os adolescentes participaram ativamente, sendo um momento de reflexão e espiritualidade. Ao final, pedimos a cada participante que refletisse sobre quais áreas de suas vidas precisam de ressurreição, para que todos juntos pudessem assumir o compromisso de ser uma pessoa melhor. Após o momento, realizamos a celebração da Páscoa, de nosso Jesus ressuscitado, com o desejo de que sejamos todos restaurados e motivados a buscar todos os dias as coisas do Alto.

Ozias Fonseca – Coordenadora