Notícias do Projeto Vida Pe. Gailhac – Belo Horizonte/MG

Celebração no Dia das Mães

Este ano a atividade com as mães aconteceu em um formato diferente dos anos interiores.  As mães participaram de atividades interativas com seus filhos e as demais crianças. Foram momentos divertidos, em formato de gincana com brincadeiras e muita diversão. Para além das brincadeiras, as mães receberam homenagens das crianças e adolescentes, com música cantada e coreografia.

O espaço foi preparado com muito carinho e, ao final das atividades, as mães participaram do almoço (período da manhã) e do lanche (período da tarde) junto com as crianças e adolescentes.

Cássia Seara e Paula Rhis – Educadoras Sociais

Contação de história do livro – O medo e a coragem

Na manhã do dia 15 de maio, as crianças e os adolescentes foram ao espaço do CRAS – Lagoa – para participar, juntamente com outras crianças, de uma contação de história sobre o tema “Abuso e exploração sexual de crianças e de adolescentes”

A história contada foi: O medo e a coragem, da autora Janaína Starling. “O livro conta a história de uma menina corajosa, que soube superar seu medo e pedir ajuda. O livro pretende estimular a curiosidade das crianças para que pais e educadores possam instruí-las sobre quem, como e onde podem ser tocadas. Pretende-se também alertar aos adultos sobre os sinais que as crianças apresentam, e que geralmente são ignorados, quando há algo errado. ”

Após ouvir a história, as crianças escreveram uma cartinha para a protagonista da história, a pequena Maria. A cartinha seria um incentivo para que Maria não se calasse diante do problema e pudesse ser acolhida e sentir-se amada e protegida.

Nilmara Santos – Pedagoga Social

 

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 

Em 17 de maio aconteceu um ato em repúdio ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  O momento foi planejado pelo Projeto Vida Pe. Gailhac de Belo Horizonte e contou com a presença e apoio do CRAS-Lagoa, da Escola Municipal Moacyr de Andrade, da Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso e do Centro de Saúde-Lagoa.

Durante o evento aconteceram oficinas para confecção de uma flor origami (símbolo da campanha) e de chocalhos feitos com material reciclável. Aconteceu também uma apresentação de capoeira. Crianças e adolescentes, do Projeto Vida Pe. Gailhac e do entorno, participaram do ato com a intenção de fazer “barulho” e alertar a comunidade sobre este assunto tão sério.

No encerramento do evento, as crianças e adolescentes realizaram um cortejo exibindo cartazes e placas dizendo: “Contra o abuso não pode haver SEGREDO” “ Dique 100” e cantando uma paródia: (baile de favela)

“Com o abuso

muitos tão sofrendo (bis)

Pra denunciar

não vem que não tem

pegue o telefone

meu amigo e disque 100”

Nilmara Santos – Pedagoga Social