Notícias do Timor Leste, enviadas pela Ir. Delva de Oliveira

“As Religiosas SCM chegaram no Timor Leste no dia 19 de janeiro de 2013. Permaneceram por dois meses na capital, Dili, e no dia 02 de março, aniversário de morte da Ir. Saint Jean, adentraram em Zumalai, terra de missão.

Zumalai está há mais ou menos 4 horas da capital. O acesso se dá por estradas muito estragadas, asfalto muito ruim, com buracos e curvas acentuadas.

Não temos obras (próprias). Há um regime de colaboração com a escola da Diocese de Maliana, a que pertencemos, e a Paróquia de Nossa Srª do Carmo. Aqui há um povo muito sofrido, com fortes marcas da invasão indonésia. A maior parte da população entre 40 e 60 anos vivenciou a fuga para as montanhas. Houve massacres, violência, perda de familiares pela fome, cansaço e doença. Hoje, há uma população jovem, subdesenvolvimento muito acentuado e subnutrição. Vivem essencialmente da agricultura, sobretudo do arroz, que é a base da alimentação, com alguns vegetais. (Neste contexto), nós, Religiosas do Sagrado Coração de Maria, estamos com um projeto de ‘Formação de Meninas’, pois, como diz um ditado africano, ‘quem educa um menino, educa um indivíduo; quem educa uma menina, educa uma nação’.

Formamos uma comunidade internacional, com Religiosas SCM da Área Portugal – Ir. Margarida Maria Pinto Coelho, Ir. Teresa de Jesus Lopes Fonseca e Ir. Maria de Sousa Lopes– e da Área Brasil – eu, Ir. Delva Piedade de Oliveira. As Irmãs Margarida e Teresa são remanescentes do grupo pioneiro, de 2013. A Ir. Maria chegou em janeiro de 2018. Eu me somei a elas no dia 30 de janeiro deste ano de 2022.

Além de nós, já fizeram parte desta comunidade missionária as Irmãs Maria Alice Morgadinho, Maria Júlia de Sá Lopes e Palmira dos Anjos Almeida Azevedo, todas portuguesas.

Boa missão a vocês e um abraço nosso. Quem quiser e puder, venha tomar um café do Timor conosco!”

Ir. Delva Piedade de Oliveira

Colaboração Waldemar Bettio, colaborador membro do CAEP 

Informações enviadas nos dia 04 e 5 de agosto de 2022