Parte I – Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Formação “o trabalho social com famílias”

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2019, as colaboradoras Vânia Fonseca e Françoise Brito participaram da formação “O Trabalho Social com Famílias”, realizada no Fórum de Ceilândia. O momento foi realizado pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

A formação foi muito importante para a compreensão do trabalho social, realizado com as famílias, no âmbito da atuação dos serviços socioassistenciais e jurídicos.

É importante a compreensão sobre a disponibilidade das famílias à participação do trabalho social, relacionando o contexto e o papel inter-relacional entre criança> família> comunidade> sociedade/Estado. Nas dinâmicas e situações em que as famílias estão envolvidas, considera-se que todas as partes estejam entrelaçadas e envolvidas na situação. O profissional se contextualiza no sistema familiar de forma a contribuir mais proximamente às situações organizacionais de seu contexto.

Vânia Fonseca – educadora social – e Françoise Brito – assistente social.

Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente

Seis adolescentes e a educadora do Grupo de Convivência II, Vânia Fonseca, participaram da Conferência Distrital sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na Universidade de Brasília (UNB). O encontro teve como objetivo geral debater sobre “proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

A formação ocorreu por meio de apresentação de painéis temáticos, palestras e debates. Durante o evento, foi ressaltada a importância de dar voz aos atores das políticas públicas “Crianças e Adolescentes” e ocupar os espaços de direito. Foram abordados os seguintes eixos.

  • Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;
  • Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;
  • Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes;
  • Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;
  • Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

Para os adolescentes, a participação no evento contribuiu para adquirir mais conhecimento sobre seus direitos, bem como sobre formas de acesso, além de oportunizar o exercício do protagonismo nas sugestões de propostas que atendam a seus interesses.

Vânia Fonseca – Educadora Social

Doação de alimentos do Festival do Japão.

O Projeto Vida Pe. Gailhac foi convidado a participar, em 19 de julho (sexta-feira), de evento organizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI), representado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A participação foi significativa para a unidade socioassistencial, pois foram repassados alimentos arrecadados no 8º Festival do Japão, realizado em junho de 2019. Para ter direito à meia-entrada no festival, as pessoas deveriam doar um quilo de alimento não perecível. Assim, foram arrecadadas 9 ½ toneladas de alimentos que beneficiaram mais de 50 entidades sociais cadastradas no PAA. Na ocasião, estavam presentes representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), da Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA-DF), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES/GDF), da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (SEAGRI/GDF) e da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (FEANBRA), além de diversos representantes de entidades sociais do Distrito Federal.

É importante salientar a existência do Decreto nº 37.312 de 14/5/2016, que promove, com a doação de alimentos obtidos de eventos esportivos, culturais e outros, o abastecimento e a segurança alimentar e nutricional de instituições socioassistenciais. Essas doações são realizadas ou apoiadas pelo Distrito Federal, por meio de direcionamento ao Programa de Coleta e Doação de Alimentos (PCDA).

Françoise Brito – assistente social – e João Lúcio dos Santos – Serviços Gerais.

Ação Comunitária Gratuita e Projeto Convivendo

Aconteceu no sábado dia 24 nas dependências do Projeto Vida Padre Gailhac, as atividades do Projeto Convivendo, que envolveu alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria e atendidos do Projeto Vida. O Projeto Convivendo tem como objetivo promover interação e troca de saberes entre alunos do colégio e as crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Vida e suas famílias.

A ação comunitária aconteceu pelo segundo ano consecutivo, promovendo a prestação de serviços gratuitos e contribuindo para a garantia de direitos. A ação foi desenvolvida com a participação de parceiros da comunidade e voluntários do CSCM, que ofereceram serviços na área externa do Projeto Vida.

Os serviços oferecidos à comunidade na área da saúde foram: oftalmologia, psicologia, dentista, clínica geral, enfermagem e palestras sobre os primeiros socorros (SAMU). Os moradores locais também contaram com serviços prestados por cabelereiros e barbeiros. Já as crianças puderam se divertir na cama elástica, ouvindo música ao vivo. Além disso, houve palestra sobre violência doméstica e assessoria jurídica (advogados). Espaços para exposição cultural (artesãos locais) e bazar também foram montados. Desse evento participaram representantes da justiça comunitária e do ministério público.

A ação teve reconhecimento positivo da comunidade, com muita participação nos atendimentos oferecidos e relatos de agradecimentos.

Imaculada Ribeiro, Jussara Carmo, Wesley Guerra e Vânia Fonseca – educadores sociais – e Lidiane Jácome – coordenadora de projeto social.

Inclusão Social Desde a Infância

Foi desenvolvido, no Grupo de Convivência I, durante o mês de agosto, o Projeto Inclusão Social desde a Infância. Iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE) e, embora tenha sido concebido para ser implantado nas escolas, foi adaptado e deu muito certo num espaço não escolar, como o Projeto Vida.

O Projeto Inclusão Social objetiva trabalhar a inclusão social e cultural por meio da escolha dos candidatos nas urnas. Fez-se, uma eleição dos personagens do Folclore Brasileiro, usando temas sociais contemporâneos. Dessa forma, foram trabalhados, em rodas de conversa, textos, vídeos de apoio e cartilhas fornecidas pelo TRE, com temáticas como: os três poderes que regem nosso país; democracia ontem e hoje; cidadania, direitos sociais, civis e políticos; importância, segurança e caminho do voto e eleições.

Os personagens das eleições 2019 foram apresentados aos grupos, sendo eles: Iara, Vitória Régia, Saci-Pererê e Negrinha do Pastoreio. Houve interesse por parte das crianças e adolescentes, que votaram dentro dos seus respectivos grupos, elegendo seu(ua) candidato(a) a concorrer à eleição de 2019. Os candidatos prepararam sua campanha e sua defesa de tema por meio de apresentação teatral com os personagens.

Neste ano, esse projeto teve um diferencial, pois houve participação dos adolescentes, dos familiares e dos colaboradores nas urnas. Por isso, nos dias antecedentes à eleição, aconteceu uma formação para mesários, com a participação de três beneficiadas e um educador social do Projeto Vida no TRE.

No dia 22/08, nossas crianças, adolescentes, colaboradores e familiares foram às urnas e elegeram, no matutino, a Iara, que defendeu o papel da mulher e seu destaque na sociedade; e, no vespertino, Vitória Régia, que defendeu o uso racional de água. Assim, foi encerrado esse projeto de Inclusão Social desde a Infância no Projeto Vida e, em novembro, encerrar-se-á no TRE, com a diplomação dos candidatos eleitos.

Imaculada Ribeiro – educadora social – e Lidiane Jácome – coordenadora de projeto social.